
O Magnésio e a Doença de Crohn
A deficiência de magnésio causa doença de Crohn, síndrome da má absorção
A doença de Crohn é uma doença crónica intestinal, que atinge geralmente o íleo e o cólon (mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal). Apresenta-se sob a forma inflamatória.
Muitos danos são causados por células imunológicas que atacam uma ou mais partes dos tecidos do tubo digestivo, mas não há certeza de etiologia autoimune. Os sintomas e tratamentos dependem do doente, mas é comum haver dor abdominal, diarreia, perda de peso e febre.
O doente com doença de Crohn apresenta muitas vezes perda de peso, anemia por perda de ferro ou por falta de ácido fólico ou vitamina B12, deficiências vitamínicas várias (ácido fólico, vitamina B12, vitamina D, E e K) e minerais (ferro, cálcio, zinco, cobre e magnésio), redução da atividade de antioxidantes enzimáticos e não enzimáticas (vitamina C, vitamina E).
A osteopenia (patologia que consiste na diminuição da densidade mineral, principalmente de cálcio e fósforo dos ossos, precursora da osteoporose. Classifica-se osteopenia quando a massa óssea é de 10% a 25% menor que a considerada normal. Mais do que isso, classifica-se como osteoporose) e a osteoporose podem aparecer, por aumento de perda da massa óssea, em mais de metade dos doentes.
A doença inflamatória intestinal representa a perda de equilíbrio entre a flora intestinal e as bactérias pertencentes à mesma. O desequilíbrio imunológico pode ter origens diferentes nas quais se incluem distúrbios da flora intestinal, fatores imunológicos e alteração da barreira da mucosa.
A atividade inflamatória intestinal crónica é, paradoxalmente, desencadeada a partir de bactérias da flora comensal que ativam o aparelho imunológico local, tendo assim os microrganismos um papel fundamental na patogenia da doença de Crohn, tendo sido encontrada virulência aumentada da E.coli.
Assim sendo é necessário repor os níveis de magnésio a fim do organismo recomeçar a desempenhar as suas funções enzimáticas o mais rapidamente possível evitando assim um maior desgaste dos órgãos e estrutura óssea.
Isabel Pato





Eu li em alguns sites que nao é recomendavel para quem tem cronh e colite, pois causa diarreria. è vdd?
Olá Carlos, para um acompanhamento mais personalizado, sugiro que coloque a questão para “A Saúde Integral tem a Solução”, no seguinte link:
http://solucaoperfeita.com/antoniotfernandes/saude-integral-solucao/
Obrigado
Boa tarde! Eu tenho doença de crohn (em fase dr inflamação) e estou a tomar medicação que me diminuem as defesas. Será que o cloreto de magnésio interfere na ação do medicamento que estou a tomar?
Obrigada
Olá Bruna.
Para um acompanhamento mais personalizado, sugiro que coloque a questão para “A Saúde Integral tem a Solução”, no seguinte link:
http://solucaoperfeita.com/antoniotfernandes/saude-integral-solucao/
Obrigado
FUI DIAGNOSTICADO COM A DOENÇA DE CROHN NO ANO 2000. FUI OPERADO UMA VEZ, TIREI 10cm DO ÍLEO. DURANTE MUITOS ANOS TOMEI REMÉDIOS FORTÍSSIMOS, ENTRE ELES O CORTICOIDE. DE 2004 PARA CÁ TEM ESTADO MUITO BEM, SEM DORES E IDAS E VINDAS À HOSPITAIS. AGRADEÇO MUITO A MINHA MÉDICA DRA. VALÉRIA PACHECO, ESPECIALISTA EM GASTRO. HÁ 3 MESES PARA CÁ TENHO FEITO USO CONSTANTE DO CLORETO DE MAGNÉSIO PA POR CAUSA DE ÁCIDO ÚRICO. TENHO OBSERVADO QUE DE ALGUMA FORMA A MINHA DOENÇA DE CROHN TEM REGREDIDO, NEM MESMO AQUELE INCÔMODO AS VEZES DEVIDO AO QUE POSSO COMER TENHO TIDO..GRAÇAS A DEUS, ESTOU INDO CONTRA TUDO O QUE MÉDICOS JÁ HAVIAM NME FALADO SOBRE A DOENÇA.
Olá Luiz gratos pelo seu comentário, parabéns pela sua recuperação e obrigado por partilhar a sua experiência. Partilhe a sua experiência, ela será extremamente útil! Existe um Grupo do Cloreto de Magnésio P.A. onde poderá colocar a sua experiência, as suas dúvidas, questões, no seguinte link: https://casaescolaantonioshiva.com/comunidade/groups/1639-cloreto-de-magnesio-pa
Obrigado
Boa noite. Tenho 37anos e há 10 fui diagnosticada com doença de crohn. Gostaria de saber se posso tomar magnésio? Tem mais de um ano que operei, pois os remédios não estavam fazendo mais efeitos. Até o que melhorava os sintomas estava me prejudicando (corticoides), estou com catarata e osteoporose. Estou com medo pois já sofri muito estou sem medicação (humira) pra recomeçar comelê vou ter que fazer tratamento para tuberculose meu PPD deu 10mm. Só uso o sulfato ferroso por causa da anemia. Mas ultimamente ando tendo sangramentos.
Preciso de tratamento que me ajude e não acabe mais comigo. Esses medicamentos só fazem é acabar com nossa imunidade. Desde já agradeço a resposta.
Boa noite, meu nome é Jaqueline, tenho 37 anos e a 10 anos fui diagnosticada com doença de crohn, a um ano fui operada e desde então não estou tomando a medicação por medo. Estou com catarata e osteoporose por causa de corticoides, gostaria de saber se posso tomar magnésio porque as vezes tenho sangramentos. Excluí o glúten e a lactose da minha dieta por achar ser intolerante a eles. Já sofri muito por causa dessa doença, estou com medo de tudo. Desde já te agradeço.
Olá Jaqueline, sugiro que coloque a sua questão ao Naturopata, clicando no seguinte link:
http://solucaoperfeita.com/fundacao/questionario-de-saude/
Obrigado
Me chamo Catarina o Chrown se desencadeou em mim em 2006,ja fui hospitalizada ser operada nao poço a ultima coloscopia mostrou + de 30 cms. de inflamaçao , o cloreto de mqgnesio poço
tomr sem medo de ter crise do chrown? e me ajudara a reduzir a
inflamacao?
Att;
Catarina de souza
Olá Catarina, para um acompanhamento mais personalizado, sugiro que coloque a questão para “A Saúde Integral tem a Solução”, no seguinte link:
http://solucaoperfeita.com/antoniotfernandes/saude-integral-solucao/
Obrigado
Boa noite!
Fui diagnosticado com síndrome do intestino irritável. Gostaria de saber se cloreto de magnésio é indicado para tratar este problema?
boa tarde Pedro O cloreto de magnésio PA pode ser de grande beneficio – não somente para resolver o problema atual, mas para prevenir outros que possam surgir. É bem melhor prevenir que curar
Tenho vários sinais que parecem umas verruguinhas, o cloreto de magnésio é bom para eliminar esses sinais.
esses são sinais de carência de magnésio. é urgente que se nutra de magnésio; eliminar agora pode não ser tão fácil assim
Boa noite! Gostaria de uma resposta a uma duvida que eu tenho relativamente à doença de Crohn e administração de cloreto de magnésio em simultâneo. Isto é, eu tenho a doença de Crohn (inflamação intestinal), e gostaria de saber se ao tomar cloreto de magnésio, pode este causar ou alterar o meu problema. Basicamente, um aconselhamento da toma do Cloreto de magnésio ou não depois desta minha informação. Cumprimentos
Boa tarde Sr. João queirós , a minha experiencia em casos de doença de Crohn, começa por iniciar com uma dose mínima e aumentar gradualmente consoante a necessidade do organismo. Uma das muitas causas da doença de Crohn, pode ser a carência de magnésio .
António Fernandes